MAB515 Avaliação de Desempenho


Visão Geral Cronograma Recursos

Professor: Daniel S. Menasche
Horário: terças e quintas, 8am - 10am
Local: sala F2-030
Lista de discussão do curso: ad20131ufrj@googlegroups.com
(para inscrever-se na lista, enviar mensagem para ad20131ufrj+subscribe@googlegroups.com)
Requisito: probabilidade e estatística


Visão geral

Os sistemas de computação tornam-se cada vez maiores e mais complexos. Redes de computadores, sistemas operacionais e sistemas de banco de dados envolvem vários parâmetros que têm impactos diretos em seu desempenho. Para compreender o funcionamento dos sistemas, uma estratégia consiste no uso de modelos que capturem a essência dos mesmos. Os modelos permitem não só o melhor entendimento dos sistemas, mas também sua otimização.

O objetivo deste curso é prover uma introdução à modelagem de sistemas. Os alunos serão expostos a ferramentas como transformada Z e transformada de Laplace, teoria de filas e cadeias de Markov. Espera-se que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados tanto em consultoria no mercado quanto em pesquisas acadêmicas a nível de mestrado e doutorado.

O programa do curso está disponível aqui.


Requisitos

A classe reune-se duas vezes por semana, por duas horas, e a presença em 75% das aulas é obrigatória. As avaliações consistirão de

1) bonus a serem feitos em sala e em casa (bonus)

2) listas e (possíveis) testes (TR)

3) três testes de duas horas de duração cada (considerar duas maiores notas) (T1 e T2)

4) trabalhos em grupo de simulação e de exposição (TG=TE)

O trabalho de simulação extra é opcional, valendo bonus (a determinar). A ideia é que simulação também seja praticada via lista de exercícios, aos poucos, ao invés de necessariamente via um trabalho de simulação grande. Por exemplo, nas listas 4 e 5 e vocês já estarão construindo simuladores.

Avaliação

MT = (T1 + T2 + bonus)/2

TG = TE (trabalho de exposição)

M = 0.75 (0.3 TR + 0.7 MT) + 0.25 TG

Se M > 5.0 aprovado