Minerva


Linvox

  1. Apresentação

O projeto Linvox oferece aos usuários do DOSVOX a possibilidade de uso do mesmo no ambiente Linux.

Na realidade é um projeto muito simples que faz uso do ambiente de emulação do Windows (Wine) para rodar o DOSVOX e seus utilitários e os resultados foram extremamente satisfatórios.

O Linvox está na versão 3.0, disponível em uma imagem iso, ideal para ser gravada em um DVD. Se vocẽ já tem alguma versão de linux instalada, opte pela instalação manual, mas que ainda está na versão 2.0. Se você não tem o Linux instalado opte por usar a imagem iso pré-configuradaJ. O Linvox 3.0 é baseado na distribuição Ubuntu e pode ser utilizado diretamente do DVD, que é "bootável" sem necessidade de instalação no disco rígido.

  1. Instalação com imagem ISO

Você pode baixar a imagem ISO do Ubuntu com o ambiente Wine e o DOSVOX já pré-instalado e configurado. Note que esta é uma distribuição feita para rodar a partir do DVD, que coloca o seu diretório local em um disco virtual que está em memória e, portanto, o desempenho será proporcional a velocidade do seu drive e a quantidade de memória disponível no seu micro.

Você pode também, a partir desta imagem, instalar o Ubuntu com o Wine e DOSVOX direto para o seu HD. Tenha cuidado pois os dados no disco destino serão perdidos. Neste caso o desempenho vai melhorar, mesmo assim não deve ser comparável à utilização do DOSVOX no ambiente Windows, pois o ambiente Windows está sendo emulado no Linux.

A vantagem da instalação em HD é que você pode baixar outros aplicativos Windows, que não vem na distribuição do Linvox e instalar no seu HD, de acordo com as suas necessidades.

A seguir estão listados os arquivos da versão 3.0 do Linvox:


Baixe a imagem ISO para o seu micro e queime um CD com esta imagem com o programa de sua preferência.  Este disco serve para dar boot na sua máquina com o Ubuntu e o DOSVOX. Para que isto seja possível configure a BIOS do seu micro para dar boot a partir do CDROM. Depois é só colocar o CD na sua máquina e reiniciar o computador. O DOSVOX deve ser carregado automaticamente.

Em realidade basta levar o CDROM e um par de fones que qualquer micro poderá ser utilizado por uma pessoa com deficiência visual, independente do sistema operacional que esteja instalado.

Não esqueça de instalar o fonte "Courier New" com o comando "wine courier32.exe", para uma formatação adequada do DOSVOX para os videntes.

  1. Responsável


O responsável pelo projeto LINVOX é o professor do DCC-IM/UFRJ Gabriel P. Silva, que pode ser contactado no endereço gabriel arroba dcc ponto ufrj ponto br.



  1. Colaboradores


       José Antonio Borges <antonio2 arroba nce ponto ufrj ponto br>

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu - Paraná

Last  Updated: 17.Sep.2012