MAB 225 - Computação II

Laboratório 5 - 29/04/2015

Esse laboratório é um aquecimento para trabalhar com o projeto do Editor Gráfico. O objetivo é usar o framework dado em sala para implementar a interface gráfica de uma calculadora simples. O projeto já inclui o modelo da calculadora (classe ModeloCalc), um objeto que implementa a lógica interna, e fornece os seguintes métodos:

digito(self, i) # dígito de 0 a 9 pressionado
    soma(self)      # operação de soma (botão +)
    sub(self)       # operação de subtração (botão -)
    mult(self)      # operação de multiplicação (botão *)
    div(self)       # operação de divisão (botão /)
    igual(self)     # resultado da operação (botão =)
    reset(self)     # limpa calculadora (botão C)
    valor(self)     # retorna o valor atual do display como uma string

Os métodos não retornam nenhum valor, apenas afetam o estado interno da calculadora. Vocês deverão implementar a parte da interface visível da calculadora, que deve se comunicar com uma instância de ModeloCalc. A classe Calculadora é a classe principal da aplicação, e já está quase pronta: falta apenas instanciar o display, os botões, e as ações de cada botão.

A janela da calculadora tem 400 pixels de largura por 500 de altura. Os primeiros 100 pixels são o display. Depois há uma fileira de botões a cada 100 pixels, onde cada botão é um quadrado 100x100. A primeira fileira tem os botões 7, 8, 9 e *. A segunda fileira tem os botões 4, 5, 6 e /. A terceira fileira tem os botões 1, 2, 3 e -. A quarta e última fileira tem os botões C, 0, = e +.

Você precisa criar uma classe Display para ser o display. Essa classe é um componente, e precisa ter os seguintes atributos:

x1, y1 # campos contendo as coordenadas do canto superior esquerdo do display
    x2, y2 # campos contendo as coordendas do canto inferior direito do display
    desenhar(self, tela) # desenha o componente na tela
    clicou(self, x, y)   # avisa que um clique do mouse aconteceu
    apertou(self, x, y)   # avisa que o botão do mouse foi apertado
    soltou(self, x, y)    # avisa que o botão do mouse foi solto
    arrastou(self, x, y)  # avisa que o botão do mouse está sendo arrastado

O display tem uma borda branca de 3 pixels, como um botão, e obtém o texto a mostrar do método valor de um objeto passado em seu construtor. Ele ignora todos os eventos do mouse. O texto deve ser centralizado na vertical, e justificado à direita na horizontal.

A classe Botao é um botão clicável: um retângulo preto com uma borda branca de 3 pixels, e um texto branco centralizado. Um botão sempre tem associado a ele uma ação, que é uma instância de uma classe com um método executa(self), que tem a função de executar a ação que deve ocorrer quando o botão é clicado. São essas ações que irão chamar os métodos digito, soma, etc. do modelo da calculadora.

Não faça nenhuma alteração nas classes fornecidas, exceto nos métodos que estão marcados com TODO! Parte do exercício é justamente aprender a programar respeitando limites impostos por código já existente.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51