MAB 225 - Computação II

Laboratório 2 - 25/03/2015

Para poder fazer esse laboratório vocês devem baixar e instalar a biblioteca PyGame nas máquinas do laboratório. Para isso, baixe esse arquivo. Dentro dele você irá encontrar uma pasta pygame, que você deve copiar para dentro da pasta c:\Python27\Lib do computador.

Depois de instalar o PyGame, baixe o motor de jogo, que você deve copiar para dentro da pasta c:\Python27. Baixe também um exemplo de uso desse motor de jogo.

Esse laboratório é uma continuação do laboratório 1 da semana passada, então faça uma revisão do que foi pedido no laboratório 2, e comece terminando de implementar o que foi pedido lá. Depois prossiga para o que está abaixo.

Nesse laboratório vocês implementarão a lógica necessária para o movimento dos carros e do sapo. Relembrando: os carros da primeira faixa atravessam a tela em 5 segundos, os da segunda faixa em 2 segundos, os dao terceira faixa em 8 segundos, e os da quarta faixa em 6 segundos.

O vídeo abaixo mostra o movimento dos carros:

O movimento do sapo pode ser para cima, para baixo, para a esquerda, ou para a direita, usando as setas. Quando uma das setas é pressionada o motor de jogo chama o método tecla da classe Breakout, passando “up”, “down”, “left”, ou “right”, a depender se a tecla foi seta para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.

O sapo se move em “saltos” de 100 pixels, mas o salto não é instantâneo: ele leva cerca de 1/3 de segundo para completar. Uma maneira simples de implementar isso é fazer o sapo ter dois conjuntos de posições, uma onde ele está agora e outra indicando onde ele deve estar. Qualquer uma das teclas de salto atualiza a posição onde ele deve estar, e em cada tique o sapo se move na direção da posição onde deve estar com uma velocidade de 300 pixels por segundo em cada eixo. Se as duas posições são idênticas então o sapo simplesmente fica imóvel.

Caso o sapo salte além dos cantos esquerdo ou direito da tela ele deve aparecer do outro lado, do mesmo modo que os carros. A solução para esse problema não é difícil, mas é sutil. Pensem bem a respeito. O modo mais fácil é implementar essa lógica no método que faz o sapo se mover em direção à sua “meta”. Se o sapo já chegou na calçada superior um salto para cima não deve fazer ele se mover mais para cima. O mesmo em relação à calçada inferior e saltos para baixo.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51