MAB 225 - Computação II

Laboratório 11 - 24/06/2015

Nesse laboratório vamos usar numpy para adicionar imagens e filtros no editor de figuras que vimos em sala. Use como base a versão Tkinter do editor, que está nesse arquivo.

A classe Tkinter.PhotoImage representa uma imagem que pode ser mostrada pelos controles do Tkinter (dentro de um canvas, por exemplo). O construtor dela recebe um nome (uma string) e um dicionário de opções, duas das quais são "width", para a largura da imagem, e "height", para altura. Por exemplo Tkinter.PhotoImage(None, {"width": 300, "height": 200}) cria uma imagem em branco com 300 pixels de largura e 200 de altura.

O método put das instâncias de PhotoImage permite pintar os pixels da imagem. O primeiro argumento é a cor (no formato das cores do Tkinter) e o segundo é a coordenada (um par com a coordenada x e a y). Por exemplo, im1.put("#ff0000", (200, 100)) pinta o pixel na coordenada (200, 100) de vermelho.

1. Implemente uma classe derivada de Tkinter.PhotoImage chamada Imagem. O construtor dela recebe uma imagem do numpy (uma matriz MxNx4), usa M como largura da PhotoImage, N como altura da PhotoImage, e pinta os pixels com as cores que estão na matriz (use a função cor_tkinter). Lembre-se que se m é uma matriz numpy então m.shape[0] é o número de linhas da matriz, m.shape[1] é o número de colunas, e m[i,j] dá a quádrupla RGBA do pixel na coordenada (i,k).

2. Para mostrar uma imagem em um canvas do Tkinter usamos o método create_image do canvas. Ele recebe as coordenadas de onde será o centro da imagem, e um dicionário com um atributo "image" que diz qual instância de PhotoImage será mostrada: canvas.create_image(300, 200, { "image": im1 }). Teste a classe Imagem anterior fazendo o canvas do editor mostrar alguma imagem qualquer em uma posição fixa.

3. Adicone um método imagem(x, y, matriz) à classe Canvas para desenhar uma imagem no canvas a partir de uma matriz numpy com o conteúdo da imagem. As coordenadas são as do canto superior esquerdo da imagem. Use a classe Imagem que você criou no exercício 1, e o método create_image do canvas.

4. Vamos agora acrescentar uma classe ao modelo do editor que represente imagens. Crie uma classe FiguraImagem derivada de FiguraPt. Seu construtor recebe as coordenadas do canto superior esquerdo da imagem, e uma matriz numpy com o conteúdo da mesma. Implemente os métodos desenhar e dentro para essa classe.

5. Implemente a classe ModoImagem que representa o modo de desenhar uma imagem no editor. O construtor de ModoImagem recebe o modelo do editor e uma matriz numpy com o conteúdo da imagem. Os outros métodos são no molde dos métodos da classe ModoPonto.

6. Adicione um botão “Imagem” na interface do editor. Quando clicado, esse botão usa a função tkFileDialog.askopenfilename() para pedir que o usuário selecione (essa função retorna o nome do arquivo selecionado). Use a função matplotlib.pyplot.imread(*nomedoarquivo*) para ler o arquivo para uma matriz numpy, e ponha o modelo do editor no modo de desenho dessa imagem usando a classe ModoImagem do exercício anterior.

7. Teste incluir, mover e apagar uma imagem. Se você fez todos exercícios anteriores corretamente todas essas operações devem estar funcionando.

8. Adicione um Rotulo e uma CaixaEntrada na interface do editor, acima dos sliders de escolha de cor, para o usuário poder mudar o gamma das imagens que são adicionadas. O valor inicial da caixa deve ser 1.0. O gamma é um expoente que é aplicado a todos os componentes da imagem: um gamma entre 0 e 1 deixa a imagem mais clara (quanto mais perto de 0 mais clara), um gama maior do que 1 deixa ela mais escura. Modifique a ação do botão “Imagem” para levar em conta o valor atual do gamma na hora de adicionar uma imagem.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51