MAB 225 - Computação II

Laboratório 10 - 17/06/2015

Para esse laboratório use esse arquivo, que contém as classes de todos os componentes que criamos até agora, e mais algumas que serão usadas nos exerícios abaixo.

1. O controle Tkinter.Frame é uma moldura para outros controles. Na tela ela é só um retângulo, mas podemos por outros controles dentro dele passando a instância da moldura no lugar da janela quando eles são criados. A principal utilidade de uma moldura é poder trocar partes da interface, ou mesmo toda a interface do programa, de maneira simples. A ideia é que podemos esconder uma moldura para esconder diversos componentes de uma só tacada, e do mesmo modo exibir uma moldura para exibir diversos componentes de uma vez.

Implemente a classe Moldura para derivar de Tkinter.Frame. Seu construtor deve receber a janela que irá conter a moldura, suas coordenadas e seu tamanho. Ao contrário dos outros componentes, a moldura não se exibe com place no momento em que ela é construída: ela possui um método mostra(self) que faz isso, e um método esconde(self) que chama o método place_forget(self) para esconder a moldura e tudo que está dentro dela.

2. O arquivo está implementando um programa para mostrar o extrato de uma conta bancária a partir de certa data. A conta é selecionada através de uma CaixaOpcao, e a data é digitada em uma CaixaEntrada (uma CaixaTexto que contém apenas uma linha). Vocês irão usar molduras para quebrar a aplicação em diversas telas diferentes.

a. A primeira tela terá apenas uma mensagem de boas vindas (um Rotulo), uma CaixaOpcao com os números das contas e um Botao “Entrar”. Quando clicado o botão passará para a tela seguinte (escondendo a moldura da tela de boas vindas e mostrando a da próxima).

b. A segunda tela terá uma CaixaLista como a que está agora na aplicação, mas sem a CaixaOpcao, mostrando o extrato da conta que foi selecionada na primeira tela. Ao invés de ficar na parte inferior o botão “Extrato” deve ficar ao lado da caixa de entrada da data. Na parte inferior estarão dois botões: “Transferência” e “Encerrar”. O botão encerrar volta para a primeira tela. O botão “Transferência” prossegue para a terceira.

c. A terceira tela permite escolher uma conta usando uma CaixaOpcao (a conta ativa não deve aparecer), e entrar um valor para transferência em uma CaixaEntrada. Coloque os rótulos apropriados. Ela tem dois botões: o botão “Transferir” efetua a transferência, e volta para a segunda tela, que deve estar mostrando o novo lançamento, e o botão “Cancelar” volta para a segunda tela sem transferir.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51