Primeira Lista de Exercícios

Introdução

Baixe o projeto da lista, importe ele na Scala IDE (Eclipse), e implemente as funções correspondentes a cada questão do exercício. Depois envie apenas o arquivo package.scala com os fontes da sua implementação até 03/11/2015, usando esse link.

Questão 1 - Triângulo de Pascal

O triângulo de Pascal é uma representação gráfica dos coeficientes dos binômios (x+y)^n. Cada linha do triângulo lista os coeficientes do seu respectivo binônio (contado a partir de 0).

Triângulo de Pascal

Os números nos lados do triângulo são sempre 1, e cada número do interior do triângulo é a soma dos dois números acima dele. Implemente uma função em Scala que calcula coeficientes do triângulo de Pascal, dada sua posição no triângulo, contada a partir de 0:

def pascal(col: Int, lin: Int): Int = ???

Questão 2 - Parênteses Balanceados

Escreva uma função que verifica se os parênteses presentes em uma lista de caracteres estão balanceados. Note que não basta contar o número de ( e ), pois listas como List(')','(') e List('(',')',')','(') não são balanceadas.

def balanceado(l: List[Char]): Boolean = ???

Para facilitar o teste use a função toList de Scala, que converte uma string em uma lista de caracteres:

> balanceado("so (um (teste) (da funcao) ) ".toList)
res0: Boolean = true

Use recursão final na sua resposta.

Questão 3 - Quicksort

A ideia do algoritmo de ordenação quicksort é bem simples: escolhemos um elemento pivô de uma lista (o primeiro elemento, por exemplo), e particionamos a lista usando esse pivô em duas listas. A primeira lista tem todos os elementos menores ou iguais ao pivô, e a segunda lista todos os elementos maiores que o pivô. Então basta ordenar essas duas listas e concatenar o resultado.

Escreva a função particao que particiona uma lista dado um elemento pivô:

def particao(l: List[Int], pivo: Int): (List[Int], List[Int]) = ???

Escreva a função quicksort para ordenar uma lista, usando a função de partição que você escreveu:

def quicksort(l: List[Int]): List[Int] = ???

Questão 4 - CR acumulado

Podemos representar as notas de um aluno da UFRJ em dado semestre como uma lista de pares (nota,creditos):

> val sem1 = List((9.5,3),(7.3,4),(5.0,3),(4.0,4))
sem1: List[(Double, Int)] = List((9.5,3), (7.3,4), (5.0,3), (4.0,4))

O coeficiente de rendimento (CR) de um aluno em determinado semestre é a média ponderada de suas notas, com o peso de cada uma sendo o número de créditos da matéria.

Escreva a função crSemestre que recebe as notas do aluno no semestre e retorna seu CR para aquele semestre e o número de créditos que o aluno cursou:

def crSemestre(notas: List[(Double, Int)]): (Double, Int) = ???

As notas do aluno durante o curso podem ser representadas como uma lista de listas de notas para cada semestre. O CR acumulado de um aluno em determinado momento do curso é uma média ponderada dos CRs de cada semestre, com o peso sendo o número de créditos cursado naquele semestre.

Escreva a função crsAcumulados que recebe a lista de listas de notas para cada semestre e retorna uma lista com o CR acumulado para o aluno após cada semestre (o CR acumulado após o primero semestre é o CR do primeiro semestre), assim como o total de créditos cursados até aquele momento.

def crsAcumulados(semestres: List[List[(Double, Int)]]): (List[Double], Int) = ???

Última Atualização: 2016-03-02 17:52