MAB 240 - Computação II

Laboratório 7 - 09/04/2014

No laboratório de hoje você fará novas extensões ao projeto do Editor Gráfico, continuando as do laboratório 6. As extensões pedidas abaixo são cumulativas. Lembre-se que as classes e interfaces que fazem parte do framework (Motor, Cor, Tela, Jogo e App) não devem ser modificadas.

1. Mude o tamanho da janela do editor para 1024 pixels de largura e 768 pixels de altura, ao invés de 800 e 600. Não se esqueça de ajustar o tamanho da área de desenho. Deixe uma área de 160 pixels à direita da área de desenho livre, para posicionar os sliders de cor e a caixa de cor.

2. Os vários estados do modelo do editor possuem várias partes em comum. Transforme a interface Estado em uma classe abstrata, e passe as partes em comum para essa interface.

3. Adicione cor ao modelo do editor, e às figuras, usando três atributos de tipo double, um para cada componente (não use a classe Cor). A cor do modelo é cor usada para desenhar uma nova figura. Adicione um método ao modelo para mudar a cor atual.

4. Crie um novo componente para representar um slider. Visualmente, um slider é um retângulo com no mínimo 100 pixels de altura, com uma borda de determinada cor e um fundo preto, com outro retângulo dentro, da cor da borda, com mesma largura do slider e 30 pixels de altura. O slider tem um valor associado, um número entre 0 e 1 (inclusive). O valor do slider dá a posição do retângulo dentro dele. Se for 0, o retângulo está no topo do slider, se for 1, está no fundo, qualquer outro valor deve ser interpolado entre essas duas posições. O construtor do slider permite passar a sua cor, e um valor inicial. Inicialmente crie apenas o necessário para instanciar um slider, e desenhá-lo na tela. Instancie três sliders, um vermelho, um verde, e um azul, e os adicione ao editor, do lado direito da área de desenho.

5. Agora você irá fazer o slider responder ao mouse. O slider permite arrastar o retângulo interno para mudar o seu valor. Para isso, implemente o método arrasto do slider, fazendo o cálculo inverso do feito para posicionar o retângulo dado o valor. Lembre que o retângulo interno não pode ser arrastado para fora dos limites do slider.

6. Agora você irá conectar cada slider ao resto do sistema associando um observador a um slider. Um observador do slider é um objeto que implementa a interface abaixo, e deve ser passado no construtor do slider. Toda vez que o valor do slider muda, o observador é avisado.

interface ObservadorSlider {
	    void sliderMudou(double valor);
	}

7. Finalmente, conecte os sliders ao modelo no controlador, associando um observador a cada um deles que muda avisa o modelo de que a cor mudou.

8. Agora que temos uma maneira de mudar a cor de desenho, precisamos de uma maneira mais fácil do usuário ver qual a cor atual. Crie um componente para representar uma caixa de cor, e adicione-o ao editor, abaixo dos sliders. Esse componente é apenas um retângulo sólido de determinada cor. O componente implementa a interface abaixo, que permite mudar a cor que ele mostra:

interface ObservadorCor {
	    void corMudou(double r, double g, double b);
	}

9. Conecte a caixa de cor ao modelo, passando um ObservadorCor ao construtor do modelo. Toda vez que a cor desenho for mudada, o modelo deve avisar esse objeto. Assim, mexer em um dos sliders altera a cor do modelo, que altera a cor da caixa de cor, fechando o ciclo.

10. Para encerrar, adicione um novo modo ao editor, para mudar a cor de uma figura da cor dela para a cor de desenho atual. Lembre-se de integrar esse modo ao mecanismo de desfazer/refazer.

Enviando

Use o formulário abaixo para enviar os Laboratórios 6 e 7. O prazo para envio é quarta-feira, dia 30/04/2014.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51