MAB 240 - Computação II

Laboratório 6 - 02/04/2014

No laboratório de hoje vocês irão fazer extensões ao projeto do Editor Gráfico. O projeto Eclipse irá servir de base. As extensões pedidas abaixo são cumulativas. Lembro que as classes e interfaces que fazem parte do framework (Motor, Cor, Tela, Jogo e App) não devem ser modificadas.

1. Um componente deveria receber um evento solta para cada evento aperto, mas isso não acontece atualmente, porque o usuário pode arrastar o mouse para fora do componente. Modifique a implementação do evento solta em GuiApp para consetar isso, e fazer o evento ir para o componente que havia recebido o evento aperto, ao invés do componente dado pelas coordenadas atuais. Faça o mesmo para o evento arrasto. Dica: use um novo campo em GuiApp para guardar o componente que tem o “foco”.

2. Implemente o modo de redimensionamento de figuras, de maneira análoga do modo de movimentação. A maneira de transformar o movimento do mouse em um fator de escala fica a seu critério, seja criativo!

3. Modifique o modo de desenho de novos retângulos para permitir que se arraste o mouse para qualquer ponto, não apenas pontos abaixo e à direita do ponto inicial.

4. Adicione um novo modo de operação ao editor com um novo botão, “Apagar”. Um clique em uma figura nesse modo apaga a figura.

5. O objeto Tela do framework também permite desenhar triângulos. Implemente isso no editor através de um novo modo de operação ligado a um novo botão, “Triângulo”. Um triângulo não é desenhado arrastando e soltando. Um triângulo é desenhado com três cliques, um para cada ponto do triângulo. O local de cada um dos dois primeiros cliques é marcado com um ponto na tela.

Para os novos modos, lembre-se de integrá-los à funcionalidade de desfazer e refazer do editor.

A entrega do Laboratório 6 será feita junto com a entrega do Laboratório 7, onde mais extensões ao editor serão pedidas.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51