MAB 240 - Computação II

Laboratório 2 - 19/02/2014

Frogger era outro jogo da época do Atari em que um sapo tinha que atravessar uma auto-estrada sem ser atropelado pelos carros, depois atravessar um rio saltando em troncos e tartarugas que passavam sem se afogar. O jogador tinha um tempo determinado para fazer as travessias.

Vocês deverão modelar as classes de uma versão simplificada de Frogger em que só existe a travessia da estrada com os carros. O sapo vai ser representado por um círculo e os carros por retângulos com tamanhos diferentes, e que podem se mover em direções diferentes e com velocidades diferentes. O sapo também tem um número de vidas. Os carros se movem de um canto a outro da tela. Quando eles “saem” da tela eles aprecem de volta vindo do lado oposto.

Vocês usarão as mesmas classes Motor, Tela e Cor que estamos usando em sala de aula, mas a classe Jogo implementará a mecânica do Frogger. Comecem baixando e abrindo no Eclipse o esqueleto do Frogger. O Eclipse não tem uma opção “Open Project…” no menu “File”, portanto vocês têm que abrir a opção “Import…” do menu “File”, e na caixa de diálogo que aparece abrir a opção “General” clicando na seta ao lado dela, depois clicar na opção “Existing Projects into Workspace” para selecioná-la e clicar no botão “Next”. Na tela seguinte, clique para selecionar a opção “Select archive file”, depois clique no botão “Browse…” dela e procure o arquivo “Frogger.zip” que você baixou. Finalmente, clique no botão “Finish”. O projeto “Frogger” deve aparecer na aba “Package Explorer” do Eclipse.

Nesse laboratório vocês implementarão a lógica necessária para exibição do tabuleiro do jogo na tela, e do movimento dos carros. O movimento do sapo e a lógica do “atropelamento” ficará para o próximo laboratório. O tabuleiro do jogo consiste de:

  • Dois retângulos de 800 pixels por 100 pixels, marcando as duas “calçadas”. Não precisam ser objetos, já que são elementos estacionários do jogo;
  • Quatro faixas de carros; a primeira faixa tem 2 carros com 100 pixels de comprimento, e que atravessam a tela em 5 segundos, a segunda faixa tem 1 carro com 150 pixels de comprimento e que atravessa e tela em 2 segundos, a terceira faixa tem 3 carros com 60 pixels de comprimento e que atravessem a tela em 8 segundos, e a quarta faixa tem 3 carros com 60 pixels de comprimento e que atravessam a tela em 6 segundos. Todos os carros são instâncias de uma classe Carro e têm 100 pixels de altura, e cores aleatórias;
  • O sapo, uma instância da classe Sapo, com 90 pixels de diâmetro e cor verde, começa no centro da calçada de baixo;
  • O contador de vidas do sapo, no canto inferior direito, com tamanho 60.

A distância entre uma faixa de carros e a outra é de 100 pixels. O vídeo abaixo mostra uma disposição e o movimento dos carros:

Enviando

O envio do Laboratório 2 será junto com o Laboratório 3. As instruções serão dadas na próxima semana, e o prazo de entrega para os dois laboratórios será 12/03/2014.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51