MAB 240 - Computação II

Laboratório 3 - 12/11/2012

Nesse laboratório vocês começarão a desenhar a interface do Frogger, e implementarão parte da mecânica do jogo. Para isso, você utilizarão as classes Motor, Tela e Cor usadas no Space Invaders, só que com uma classe Jogo que implementa Frogger.

Comecem baixando e abrindo no Eclipse o esqueleto do Frogger. O Eclipse não tem uma opção “Open Project…” no menu “File”, portanto vocês têm que abrir a opção “Import…” do menu “File”, e na caixa de diálogo que aparece abrir a opção “General” clicando na seta ao lado dela, depois clicar na opção “Existing Projects into Workspace” para selecioná-la e clicar no botão “Next”. Na tela seguinte, clique para selecionar a opção “Select archive file”, depois clique no botão “Browse…” dela e procure o arquivo “Frogger.zip” que você baixou. Finalmente, clique no botão “Finish”. O projeto “Frogger” deve aparecer na aba “Package Explorer” do Eclipse.

Nesse laboratório vocês implementarão a lógica necessária para exibição do tabuleiro do jogo na tela, e do movimento dos carros. O movimento do sapo e a lógica do “atropelamento” ficará para o próximo laboratório. O tabuleiro do jogo consiste de:

  • Dois retângulos de 800 pixels por 75 pixels, marcando as duas “calçadas”. Não precisam ser objetos, já que são elementos estacionários do jogo;
  • Quatro faixas de carros; a primeira faixa tem 2 carros com 100 pixels de comprimento, e que atravessam a tela em 5 segundos, a segunda faixa tem 1 carro com 150 pixels de comprimento e que atravessa e tela em 2 segundos, a terceira faixa tem 3 carros com 60 pixels de comprimento e que atravessem a tela em 8 segundos, e a quarta faixa tem 3 carros com 60 pixels de comprimento e que atravessam a tela em 6 segundos. Todos os carros têm 75 pixels de altura, e cores aleatórias;
  • O sapo, com 60 pixels de diâmetro, e cor verde, começa no centro da calçada de baixo;
  • O contador de vidas do sapo, no canto inferior direito, com tamanho 40.

A distância entre uma faixa de carros e a outra é de 100 pixels. A figura abaixo mostra uma possível disposição inicial de todos os elementos do jogo.

O movimento dos carros deve usar o método mover que vocês implementaram no laboratório 2. O movimento do sapo será implementado no próximo laboratório.

Enviando

Use o formulário abaixo para enviar o Laboratório 3. O prazo para envio é quarta-feira, dia 28/11/2012.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51