Laboratório 9

Uma lista é uma estrutura recursiva bem simples, e que pode ser usada para representar uma coleção com um número arbitrário de elementos. Uma lista possui dois campos: a cabeça da lista é valor do primeiro elemento, e o resto é uma lista contendo os elementos restantes.

struct Lista {
   int primeiro;
   struct Lista *resto;
};

Usamos o valor 0 para ser um ponteiro para uma lista vazia (sem elementos).

1. Implemente a função com a assinatura abaixo, que cria uma nova lista dado o primeiro elemento e o resto.

struct Lista *cria_lista(int primeiro, struct Lista *resto);

2. Implemente a função tamanho, que recebe um ponteiro para uma lista e retorna o número de elementos que a lista tem.

3. Implemente a função soma, que recebe um ponteiro para uma lista e retorna a soma de todos os elementos da lista.

4. Implemente a função contem, que recebe um ponteiro para uma lista e um número, e retorna 0 se o número não está na lista e 1 se ele está.

5. Implemente a função elemento, que recebe um ponteiro para uma lista e um índice inteiro, e retorna o elemento que está naquele índice: 0 é o primeiro elemento, 1 o segundo (o primeiro elemento do resto da lista), etc.

6. Implemente a função concatena, que recebe dois ponteiros para listas, e retorna uma nova lista contendo os elementos das duas listas.

7. Implemente a função inverte, que recebe um ponteiro para uma lista e retorna uma nova lista com a ordem invertida: o primeiro elemento passa a ser o último, o segundo o penúltimo, etc.

8. Implemente a função com a assinatura abaixo, que recebe duas listas nas quais os elementos estão em ordem crescente, e retorna uma nova lista com os elementos de ambas as listas, também em ordem crescente.

struct Lista *merge(struct Lista *lord1, struct Lista *lord2);

Última Atualização: 2016-01-31 15:51