Laboratório 7

1. Considere uma estrutura (struct) para representar um ponto na tela e implemente uma função que indique se um dado ponto p está dentro ou fora de um círculo. O círculo é definido pelo seu centro c (outro ponto) e seu raio r. A função retorna 1 se o ponto estiver dentro do círculo e 0 caso contrário.

2. Considere a estrutura a seguir que representa as notas de um aluno dessa disciplina. Implemente uma função que calcula a média final do aluno, seguindo o critério que está em nossa página. Implemente outra função que recebe um vetor de alunos, e imprime uma tabela com o nome de cada um, a matrícula, e a média final.

struct Aluno {
    char nome[81];
    char matricula[8];
    double p1;
    double p2;
    double p2;
};

No jogo Asteroids o jogador pilota uma nave e deve evitar destruir asteróides que aparecem na tela, enquanto desvia deles. O motor da nave sempre a acelera na direção na qual seu nariz está apontando, e sem aceleração a nave sempre mantém sua velocidade atual. Asteróides grandes se quebram em asteróides menores quando são atingidos:

3. Crie o projeto do jogo, usando o template de Aplicação GUI (instale ele seguindo as intruções na página principal), e defina a janela para o jogo com 800 pixels de largura e 600 de altura.

4. Defina uma estrutura para representar um asteróide. Essa estrutura deve ter as coordenadas do asteróide, seu tamanho (1, 2, 3 ou 4), sua cor e os componentes horizontal e vertical de sua velocidade. Defina um vetor dinâmico para os asteróides.

5. O jogo começa com 6 asteróides com tamanhos, cores, posições e velocidades aleatórias. Cada asteróide é desenhado por um círculo com diâmetro de dez pixels para cada unidade de tamanho. Quando um asteróide sai da tela ele aparece no canto oposto, mantendo a mesma velocidade. Implemente o código para desenhar e animar os asteróides.

6. Defina uma estrutura para representar a nave, com a posição, os componentes horizontal e vertical de sua velocidade, e sua direção em radianos, no sentido horário. A nave começa no centro da tela, com velocidade 0, e apontando para cima.

7. Quando o jogador está apertando a seta para a esquerda (tecla Left) a direção diminui de PI radianos por segundo, quando está apertando a seta para a direita a direção aumenta em PI radianos por segundo. Quando ele está apertando a tecla Space a velocidade aumenta em cem pixels por segundo na direção para onde a nave está apontando (o seno da direção dá o quanto o componente vertical muda e o conseno da direção quanto o componente vertical muda). Implemente o código para desenhar e animar a nave. Do mesmo modo que um asteróide, quando a nave sai da tela ela aparece no canto oposto.

No próximo laboratório, veremos como implementar os tiros, e a lógica de colisão da nave e dos tiros com os asteróides.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51