Laboratório 3

Hoje vocês irão terminar a calculadora RPN que começaram a fazer no laboratório 2, com o desenho da interface da calculadora.

Crie uma nova “Aplicação GUI”, depois de instalar a biblioteca de interface gráfica baixando os arquivos e seguindo as instruções em nossa página.

A janela da calculadora tem 200 pixels de largura, para caber fileiras de quatro botões de 50 pixels cada, e 300 pixels de largura, para caber o display e mais cinco fileiras de botões, cada uma com 50 pixels de altura.

O display tem espaço para sete dígitos, e deve ser preenchido com zeros à esquerda: se o valor de P0 é 52, o display deve mostrar 0000052. O primeiro caractere do display é o sinal de menos, para mostrar um número negativo, ou um espaço em branco.

Cada botão tem uma “borda” branca de 3 pixels de largura. Você pode desenhar um botão com essa borda desenhando um quadrado branco, depois um quadrado preto por cima, e finalmente o texto do botão.

A primeira fileira tem os botões M+, M-, MC e C, que correspondem às operações soma_m, sub_m, zera_m e reset.

A segunda fileira tem os botões 7, 8, 9 e /. A teceira fileira tem 4, 5, 6 e *. A quarta tem 1, 2, 3 e -. A quinta e última fileira de botões tem +-, 0, ST e +. O botão +- corresponde à operação menos, e ST à operação store.

O usuário pode interagir com a calculadora pelo pelo mouse. Quando o usuário aperta o mouse dentro dos limites de um botão (cliques == 0), o botão deve aperecer “revertido”, com corpo branco e texto preto. Quando o usuário solta o mouse (cliques > 0), o botão volta à aparência normal, e a operação correspondente é efetuada.


Última Atualização: 2016-01-31 15:51