Portal DCC

Sobre o Curso

cc

 

O Curso de Ciência da Computação da UFRJ teve seu início em 1974, sendo um dos primeiros cursos de Computação do Brasil, e desde então já passou por 4 denominações e 4 currículos.

A primeira turma foi organizada em 1974, com o nome de Bacharelado em Matemática (Modalidade Informática), alterado em 1983 para Bacharelado em Matemática Aplicada (Modalidade Informática), por ocasião do reconhecimento pelo MEC. Em Junho de 1988, o Conselho Universitário da UFRJ aprovou a mudança para Bacharelado em Informática. Mais recentemente, em 12/6/2003, o Conselho Universitário aprovou a atual denominação de Bacharelado em Ciência da Computação, atendendo às recomendações do MEC.

O currículo atual passou a vigorar no primeiro semestre de 1993, com integralização em 9 semestres letivos, e carga horária total de 3075 horas, equivalentes a 195 créditos. A grade curricular contém um Núcleo Comum com 37 disciplinas obrigatórias, devendo os alunos ainda cursar 35 créditos em disciplinas complementares (eletivas), e realizar um Projeto Final de Curso, que deve ser defendido perante banca examinadora.

O curso foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 10/01/1983 (Portaria Ministerial no. 11), conforme publicação feita no Diário Oficial da União em 11/01/1983.

Objetivos do Curso

Formar profissionais na área de Computação e Informática, com sólidos fundamentos em Ciência da Computação com vistas ao mercado profissional, tanto nas áreas teórica e de aplicação de computadores, como no projeto e desenvolvimento de equipamentos e software básico, utilizando modernas tecnologias da Engenharia de Software.

O Curso realiza uma excelente preparação para estudos avançados (mestrado e doutorado) visando a carreira acadêmica em Ciência da Computação.

Perfil do Profissional

O Curso de Ciência da Computação oferece uma formação ampla em Computação e Informática, proporcionando uma sólida base teórica e prática. A visão atual considera que a área de Computação e Informática é extremamente dinâmica, sofrendo profundas transformações a cada ano, e que o curso deve acompanhar essas transformações entre versões curriculares através da oferta contínua de novas disciplinas eletivas, e revisão de ementas e bibliografias.

O curso reconhece que a velocidade de transformação da Ciência, das Tecnologias e das Aplicações da Computação recomenda a formação de um profissional de largo espectro, capaz de, em princípio, atuar em qualquer atividade profissional envolvendo Computação e Informática. A sua formação deve ser sólida o suficiente para permitir a permanente atualização e acompanhamento das mudanças no setor.

Regulamentação Profissional e Denominações de Cursos Superiores

As atividades profissionais em Computação e Informática não são regulamentadas no Brasil. Essa situação reflete o reconhecimento de que esta área ainda experimenta transformações intensas na tecnologia e nas aplicações, estando o seu leque de atuação em contínua expansão.

Até a presente data jamais existiu currículo mínimo para os cursos de graduação plena na área de Computação e Informática, sendo que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) extinguiu o conceito de currículo mínimo, passando os cursos superiores a ter como referência as Diretrizes Curriculares de cada área.

As Diretrizes Curriculares sugerem as denominações Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação, para os cursos de graduação que visam a formação de um egresso para atuar em Computação como atividade-fim, e a denominação Bacharelado em Sistemas de Informação para os cursos que visam a formação de um profissional para atuar em aplicações da Computação dentro de organizações (Computação como atividade-meio).

Você está aqui: Home Ensino BCC Sobre o Curso