Portal DCC

Segunda, 09 Fevereiro 2009 17:19

Dúvidas

By
Avalie este item
(0 votos)

Assuntos Abordados:


Minha alocação parece errada 

Parece que outros colegas com menor prioridade estão entrando na minha frente, isto pode ocorrer em duas situações:

  1. Você é aluno transferido, e sua versão curricular deveria ter sido alterada mas ainda está com a versão do curso de origem. Nesse caso o sistema de pré-inscrição não calcula corretamente seu período.
  2. Alunos transferidos, de outras instituições, recebem número de DRE do ano/período que ingressam. Se trazem muitos créditos, deveriam teoricamente estar em um periodo mais avançado. Mas o sistema utiliza o ano/período como base, e a consequência é o aluno ficar prejudicado.
  3. Alunos que trancaram matrícula têm esse tempo desconsiderado. Assim, um aluno 96/2 que trancou por 2 anos será visto pelo sistema como um aluno 98/2 e alocado de acordo.

Não lembro mais da minha senha. O que faço? 

Acesse a 
página inicial da Intranet da UFRJ e procure pelo link "Esqueci minha Senha".


Aviso de "Turma pendente" 

Significa que a TURMA ainda não está cadastrada. O SISTEMA ACEITA A INSCRIÇÃO, MAS NÃO CHECA O BATIMENTO DE HORÁRIO. Quando a turma é regularizada, se houver batimento de horário a inscrição é invalidada pelo sistema. Verifique periodicamente sua inscrição, para não ter surpresas.


Aviso de "Falta requisito" 

Pode ser devido a notas que ainda não foram digitadas (caso 1), ou pode ser que você não tenha cursado algum requisito (caso 2). O sistema de pré-inscrição não impede que você se inscreva. Vai aparecer "Falta requisito" na turma mas você garante a vaga. Na pauta de aula aparecerá o aviso de que falta o requisito. Você precisa regularizar a situação logo e o prazo é curto. Informe-se. 

Observação: Concomitância, isenção de pré-requisito e batimento de horário não serão aceitos sob qualquer hipótese, com exceção apenas para os seguintes casos, quando justificados:

  1. evitar jubilamento
  2. finalização do curso (formandos)
Quando o requisito for regularizado, a situação na pauta se normalizará automaticamente. 

CASO 1: A nota ainda não entrou no seu histórico. Tão logo entre, tudo será normalizado.
CASO 2: Você não tem o requisito, mas está numa das situações de exceção e acha que tem condições de acompanhar a disciplina. 

Para pedir isenção de pré-requisito ou concomitância de disciplina, você deve:
  1. Imprimir o formulário de concordância (pegue na seção formulários), expor seus motivos e pegar, com o professor da disciplina em questão, sua concordância por escrito
  2. Providenciar uma cópia do histórico escolar
  3. Abrir um processo, anexando os 2 primeiros documentos
  4. Protocolar o processo no Instituto de Matemática
  5. Verifique o prazo limite para abertura do processo. Olhe em Calendário Acadêmico.

Inscrição aparece como "Não Alocado", mas a turma teve as vagas expandidas 

O sistema de pré-inscrição, para aumentar a eficiência, só aloca os alunos em determinados horários. Espere algumas horas e volte a consultar o sistema.


Como ter certeza que minha inscrição está garantida? 

O sistema permite que cada aluno altere, inclua, exclua solicitações até meia-noite do último dia do período aberto para pré-inscrição (Olhe a data em 
Calendário Acadêmico). Isso significa que inscrições com vaga aparentemente garantida AGORA podem não estar amanhã, caso outros alunos com maior prioridade entrem no sistema depois. 

As Alterações de Inscrição também serão feitas pelo mesmo sistema de pré-inscrição, via internet. A diferença é que inscrições feitas nessa fase não tiram vaga de quem se inscreveu até essa data. 

Somente após seu pedido ser avaliado, alterado ou confirmado pela Coordenação é que sua inscrição será definitivamente efetivada no sitema central. Somente após esta data é que você poderá obter um CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas). 

Ao final de cada sessão de inscrição, se tudo correu bem, o sistema deve gerar o Plano de Estudos onde aparecem POR EXTENSO os nomes das disciplinas em que o aluno solicitou inscrição, bem como a situação em cada uma delas. O aluno deve verificar esse Plano, e de preferência imprimi-lo, anotando a data e a hora.


Critério de alocação de vagas 

Cada turma tem um número máximo de vagas, que aparece na coluna "Vagas" no Quadro de Ofertas. No caso da procura pela disciplina ser superior ao número de vagas, o sistema aplica automaticamente um critério de prioridade para alocar os candidatos a inscrição. As prioridades que foram definidas para o Curso de Informática são:

  1. Aluno é do período recomendado
  2. Aluno é mais antigo
  3. Aluno tem maior CRA
  4. Aluno que inscreveu mais cedo
Disciplinas Complementares:
Para estas disciplinas o sistema não observa o período recomendado e, assim, o critério de alocação começa pelo de número 2.

Minha inscrição "online" está desabilitada 

Procure a secretaria do curso.


Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar ou meu CRID? 

Acesse o SIGA, através da 
Intranet.

Ler 4945 vezes Última modificação em Quinta, 02 Maio 2013 21:12
Mais nesta categoria: Avisos »
Você está aqui: Home