Portal DCC

Graduação

Graduação (4)

Perguntas Frequentes sobre o Curso de Graduação.
Inscrição em Disciplinas

Normalmente, este é o primeiro passo para o aluno poder cursar uma disciplina. O primeiro período é chamado de período de inscrição em disciplinas e ele é colocado antes do começo do período. Os alunos que se inscreverem neste período terão mais prioridade que um aluno que se inscrever no período de alteração de inscrição que é um período posterior a este.

Neste período o aluno pode se inscrever e sair de uma turma normalmente. O sistema de classificação por turmas é rodado algumas vezes neste período e portanto, os alunos inscritos em turmas podem variar tremendamente, já que podem entrar alunos com mais prioridade e alunos previamente inscritos podem ser retirados da turma.

Alunos que estão no seu período correto e estão se inscrevendo nas disciplinas do seu período têm máxima prioridade.

Portanto é importante manter-se atualizado sobre as inscrições.

Alteração de Inscrição em Disciplinas

Neste período o aluno já está cursando as disciplinas, o período já começou. A idéia é permitir ao aluno fazer uma opção com mais informações.

Importante observar, como já foi dito antes, que os alunos que se inscreverem em alguma disciplina neste período têm menos prioridade que os alunos que se inscreveram no período de inscrição em disciplinas.

Neste período o aluno pode se inscrever e sair de uma turma normalmente.

Desistência (Trancamento) de Inscrição em Disciplinas

Este é o último período e em algumas disciplinas pode ir até após a primeira prova. Neste período o aluno somente pode trancar a inscrição em uma disciplina.

Após este período somente é possível trancar se o aluno entrar com um processo formal e não há garantias de que o trancamento será aceito. Portanto, somente é possível trancar uma disciplina após este período em casos muito especiais. Este pedido é examinado pelo coordenador e deve ser referendado pela Comissão de Orientação Acadêmica do IM.
Domingo, 08 Fevereiro 2009 18:47

Onde fazer a inscrição?

By

O Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) é o local onde alunos, professores e funcionários podem executar várias atividades relacionadas a vida acadêmica dentro da Universidade. Alunos podem obter históricos não oficiais, se inscrever, adicionar e trancar disciplinas, etc. Professores podem lançar notas, obter pautas de turmas, etc.

Para entrar no Siga é necessário acessar a intranet da UFRJ. Nesta página há informações sobre como é o acesso e o que fazer em caso de dificuldades.

A página fica em Intranet.

Primeiro iremos listar os critérios e depois faremos alguns comentários sobre o funcionamento na prática destes critérios.

 

Existem critérios fixados pela Universidade e os variáveis que são aqueles que são passíveis de serem alterados pelo Curso de acordo com os seus objetivos.

 

A ordem indicada abaixo é a ordem de prioridades. Portanto, números menores indicam os primeiros critérios a serem aplicados.

 

Os critérios são aplicados na seguinte ordem:

  1. Critérios fixos (pré)
  2. Critérios variáveis
  3. Critérios fixos (pós)

Os primeiros critérios a serem aplicados, chamados de pré-fixos, são os seguintes:

  1. Etapa em que o aluno fez a inscrição
    1. Período de Inscrição em Disciplinas
    2. Período de Alteração de Inscrição em Disciplinas
  2. Curso do aluno (alunos do curso tem mais prioridade).
  3. Período do aluno (apenas para disciplinas obrigatórias)
    1. Aluno do período
    2. Aluno de maior período
A seguir são aplicados os critérios variáveis (determinados por cada curso) que são os seguintes:
  1. CRA (Coeficiente de rendimento acumulado)
  2. CRO (Créditos Obtidos)
Por último são aplicados os critérios fixos chamados de pós-fixos, que são os seguintes:
  1. Data de inclusão (data do pedido)

Observações:

  • Os alunos que estão no período correto, sem reprovações e que fizerem a inscrição nas disciplinas no período de inscrição em disciplinas têm a máxima prioridade.
  • Alunos do curso têm mais prioridade para se inscrever nas disciplinas do curso.
  • A data do pedido é o último critério de ordenação.
Domingo, 08 Fevereiro 2009 18:42

O que é o Orientador Acadêmico?

By

Estamos reativando gradativamente o sistema de orientação acadêmica. No momento, o chefe do departamento e coordenador do curso, sem esquecer da ajuda da D. Deise, estão acumulando as atividades de orientar academicamente os alunos.

Estamos iniciando com os alunos de 2004/1, como um protótipo do sistema. Ao longo deste semestre iremos fazer uma avaliação do andamento das atividades e iremos incluindo outros alunos no programa de orientação acadêmica. Enquanto isto, o coordenador do curso e o chefe do departamento poderão esclarecer as dúvidas dos alunos não incluidos no programa.

O orientador acadêmico é um professor do departamento que poderá lhe ajudar em várias ocasiões durante o seu curso. A mais comum é a época das inscrições em disciplinas, onde este professor poderá lhe ajudar a selecionar as disciplinas que irá cursar.

Este professor em conjunto com a coordenação e a secretaria acadêmica terá a obrigação de efetivar os pedidos feitos pelos alunos durante as inscrições, alterações e trancamentos de disciplinas.

Tenho certeza de que este professor será importante também em outras etapas de seu curso. Por exemplo, o projeto final, uma dor de cabeça para alguns alunos. O orientador poderá, ele mesmo orientar ou ajudar a encontrar um professor capaz de orientá-lo no assunto de seu interesse.

Estes professores poderão também servir de ponte entre os alunos e a coordenação quando algo vai errado com alguma disciplina ou com a própria turma.

Você está aqui: Home Graduação