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FAQs (11)

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Graduação (4)

Perguntas Frequentes sobre o Curso de Graduação.
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Inscrição

Inscrição (4)

Informações sobre Inscrições.

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Quarta, 06 Janeiro 2010 12:14

Como atualizar os meus dados?

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Para atualizar os seus dados você deve:

1- Logar-se no site.

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2 - Clicar em Corpo Docente

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3 - Digitar o nome para a busca , e acessar a sua página.

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4 - Clicar no Botão Editar.

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5 - Não se esqueça de clicar no botão Salvar.

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Segunda, 09 Fevereiro 2009 23:45

Informações Gerais

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Válida como complementar

  • Monitoria 1 - MABX 03 - 2 créditos
  • Monitoria 2 - MABX 04 - 2 créditos

Os alunos interessados em se inscrever em alguma monitoria devem:

  1. Procurar um professor que o aceite
  2. Inscrever-se na turma referente ao professor

Observação:
A monitoria somente será confirmada após aprovação pelo DCC de um plano de trabalho elaborado e apresentado pelo professor.

 

Disciplinas MONITORIA I e II:

A cada semestre, o aluno ser monitor de uma disciplina apenas por créditos (sem ganhar bolsa).
Para isso, o aluno deve se matricular na disciplina Monitoria I ou Monitoria II (caso já tenha feito a primeira), em uma turma em nome do professor da disciplina que irá monitorar.
Entretanto, a disciplina Monitoria I (II) vale apenas dois créditos.
Se o aluno faz apenas uma delas, esses dois créditos NÃO CONTARÃO no cálculo do total de créditos para integralizar o total necessário para a grade curricular (como eletiva).

Segunda, 09 Fevereiro 2009 17:19

Dúvidas

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Assuntos Abordados:


Minha alocação parece errada 

Parece que outros colegas com menor prioridade estão entrando na minha frente, isto pode ocorrer em duas situações:

  1. Você é aluno transferido, e sua versão curricular deveria ter sido alterada mas ainda está com a versão do curso de origem. Nesse caso o sistema de pré-inscrição não calcula corretamente seu período.
  2. Alunos transferidos, de outras instituições, recebem número de DRE do ano/período que ingressam. Se trazem muitos créditos, deveriam teoricamente estar em um periodo mais avançado. Mas o sistema utiliza o ano/período como base, e a consequência é o aluno ficar prejudicado.
  3. Alunos que trancaram matrícula têm esse tempo desconsiderado. Assim, um aluno 96/2 que trancou por 2 anos será visto pelo sistema como um aluno 98/2 e alocado de acordo.

Não lembro mais da minha senha. O que faço? 

Acesse a 
página inicial da Intranet da UFRJ e procure pelo link "Esqueci minha Senha".


Aviso de "Turma pendente" 

Significa que a TURMA ainda não está cadastrada. O SISTEMA ACEITA A INSCRIÇÃO, MAS NÃO CHECA O BATIMENTO DE HORÁRIO. Quando a turma é regularizada, se houver batimento de horário a inscrição é invalidada pelo sistema. Verifique periodicamente sua inscrição, para não ter surpresas.


Aviso de "Falta requisito" 

Pode ser devido a notas que ainda não foram digitadas (caso 1), ou pode ser que você não tenha cursado algum requisito (caso 2). O sistema de pré-inscrição não impede que você se inscreva. Vai aparecer "Falta requisito" na turma mas você garante a vaga. Na pauta de aula aparecerá o aviso de que falta o requisito. Você precisa regularizar a situação logo e o prazo é curto. Informe-se. 

Observação: Concomitância, isenção de pré-requisito e batimento de horário não serão aceitos sob qualquer hipótese, com exceção apenas para os seguintes casos, quando justificados:

  1. evitar jubilamento
  2. finalização do curso (formandos)
Quando o requisito for regularizado, a situação na pauta se normalizará automaticamente. 

CASO 1: A nota ainda não entrou no seu histórico. Tão logo entre, tudo será normalizado.
CASO 2: Você não tem o requisito, mas está numa das situações de exceção e acha que tem condições de acompanhar a disciplina. 

Para pedir isenção de pré-requisito ou concomitância de disciplina, você deve:
  1. Imprimir o formulário de concordância (pegue na seção formulários), expor seus motivos e pegar, com o professor da disciplina em questão, sua concordância por escrito
  2. Providenciar uma cópia do histórico escolar
  3. Abrir um processo, anexando os 2 primeiros documentos
  4. Protocolar o processo no Instituto de Matemática
  5. Verifique o prazo limite para abertura do processo. Olhe em Calendário Acadêmico.

Inscrição aparece como "Não Alocado", mas a turma teve as vagas expandidas 

O sistema de pré-inscrição, para aumentar a eficiência, só aloca os alunos em determinados horários. Espere algumas horas e volte a consultar o sistema.


Como ter certeza que minha inscrição está garantida? 

O sistema permite que cada aluno altere, inclua, exclua solicitações até meia-noite do último dia do período aberto para pré-inscrição (Olhe a data em 
Calendário Acadêmico). Isso significa que inscrições com vaga aparentemente garantida AGORA podem não estar amanhã, caso outros alunos com maior prioridade entrem no sistema depois. 

As Alterações de Inscrição também serão feitas pelo mesmo sistema de pré-inscrição, via internet. A diferença é que inscrições feitas nessa fase não tiram vaga de quem se inscreveu até essa data. 

Somente após seu pedido ser avaliado, alterado ou confirmado pela Coordenação é que sua inscrição será definitivamente efetivada no sitema central. Somente após esta data é que você poderá obter um CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas). 

Ao final de cada sessão de inscrição, se tudo correu bem, o sistema deve gerar o Plano de Estudos onde aparecem POR EXTENSO os nomes das disciplinas em que o aluno solicitou inscrição, bem como a situação em cada uma delas. O aluno deve verificar esse Plano, e de preferência imprimi-lo, anotando a data e a hora.


Critério de alocação de vagas 

Cada turma tem um número máximo de vagas, que aparece na coluna "Vagas" no Quadro de Ofertas. No caso da procura pela disciplina ser superior ao número de vagas, o sistema aplica automaticamente um critério de prioridade para alocar os candidatos a inscrição. As prioridades que foram definidas para o Curso de Informática são:

  1. Aluno é do período recomendado
  2. Aluno é mais antigo
  3. Aluno tem maior CRA
  4. Aluno que inscreveu mais cedo
Disciplinas Complementares:
Para estas disciplinas o sistema não observa o período recomendado e, assim, o critério de alocação começa pelo de número 2.

Minha inscrição "online" está desabilitada 

Procure a secretaria do curso.


Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar ou meu CRID? 

Acesse o SIGA, através da 
Intranet.

Segunda, 09 Fevereiro 2009 17:15

Avisos

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Inscrições irregulares

O sistema está programado para não permitir a violação dos regulamentos da Universidade em particular:

  • Não permite o cadastramento de Planos de estudo com menos de 6 ou mais de 32 créditos.
  • Não permite inscrições com colisão de horário.
  • Permite, porém marcada como irregular, a inscrição com falta de Pré-requisito.
  • Formandos e alunos que precisem cursar menos de 6 créditos não podem utilizar o sistema de Pré-inscrição "on-line". Devem se dirigir à secretaria do curso.
  • O procedimento nestes casos (com exceção ao de menos de 6 créditos) é solicitar um tratamento de exceção mediante processo específico a ser aberto no protocolo do Instituto de Matemática, observando o seguinte:
    1. Abrir o processo no Período de alteração de inscrições.
    2. Anexar ao Processo:
      • Exposição de motivos
      • Histórico Escolar
      • Concordância do(s) professor(es) envolvido(s).
    3. Pedidos fora do prazo não serão aceitos.
Observação: Concomitância, isenção de pré-requisito e batimento de horário não serão aceitos sob qualquer hipótese, com exceção apenas para os seguintes casos, quando justificados:
  1. evitar jubilamento
  2. finalização do curso (formandos)

Disciplinas Obrigatórias

O aluno que deixar de cursar uma disciplina no período recomendado vai, automaticamente, para o final da fila na inscrição dos semestres seguintes, ficando assim, com grandes chances de não conseguir vaga naquelas mais procuradas.

Curse as disciplinas no período certo
Critérios de Prioridade:
O processo de inscrição obedece aos seguintes critérios para alocação das vagas em cada disciplina:
  1. CURSO (O aluno tem prioridade sobre todos os demais no tocante às disciplinas do seu curso)
  2. PERÍODO (O aluno que faz a disciplina no período correto tem prioridade sobre os demais)
  3. ANTIGUIDADE (Para desempates nos casos de coincidência dos critérios anteriores)
  4. CRA (Prioridade para os de maior coeficiente de rendimento acumulado)

Disciplinas Eletivas

  1. Informações, Ementas e Páginas de disciplinas Eletivas poderão ser vistas em Quadro Ofertas
  2. Atenção: As disciplinas MAB 117 - Computação Concorrente, MAB112 Sistemas de Informação e MAB 113 Organização da Informação foram criadas recentemente e são disciplinas obrigatórias para os alunos que seguem a nova grade curricular.
    Essas disciplinas não contam como eletivas para os alunos que seguem a grade curricular antiga; não serão concedidas vagas para os mesmos em suas turmas.

Outras Informações

  1. Disciplinas CISCO I, II, III e IV:

    As disciplinas conhecidas como CISCO I, II, III e IV valem apenas dois créditos cada uma.
    Entretanto, para que o aluno contabilize esses créditos como créditos de eletivas para a sua grade curricular, é necessário que a seja cursando um número par delas, ou seja, que o total de créditos obtidos com eles seja múltiplo de 4.
    Se o aluno faz apenas um número ímpar delas, dois créditos NÃO CONTARÃO no cálculo do total de créditos para integralizar o total necessário para a grade curricular (como eletiva).
Segunda, 09 Fevereiro 2009 17:10

Informações Gerais

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Inscrição Online

Trata-se de um sistema colocado à disposição dos alunos para acesso via Internet ou Rede local da UFRJ. Através do sistema os alunos podem fazer a Pré-inscrição "on-line" em disciplinas.

Importante:

  • O sistema não inscreve o aluno, apenas registra seu pedido, verifica o atendimento às regras e faz a alocação provisória nas turmas.
  • A inscrição só é feita e confirmada pela Coordenação do curso após o término do período de Pré-inscrição.
  • Procure cursar as disciplinas no período da grade. Os alunos que deixam de cursar a disciplina obrigatória no período em que é recomendado vai, automaticamente, para o final da fila no semestre seguinte.
  • Em caso de dúvidas ou solicitações, procure a secretaria do curso ou contate acoordenação, colocando no campo assunto da mensagem o tópico "Inscrição Online".

Acesso ao Sistema

O acesso ao sistema de Pré-inscrição "on-line" é feito através de navegadores. Primeiro entre na
intranet da UFRJ.

Para efetuar o acesso é necessário o fornecimento de um código de usuário seguido da respectiva senha (mais informações abaixo). 

Em seguida clique na Figura do Sistema SIGA.


Senha

  • O acesso ao sistema é feito mediante o fornecimento do DRE (código do usuário) e a respectiva senha exclusiva.
  • A senha inicial é seu CPF, caso este faça parte dos dados pessoais em nosso cadastro.
  • Caso o sistema rejeite seu CPF, compareça à secretaria do curso para o registro de uma senha.
  • Após entrar no sistema você pode alterar a senha para qualquer combinação de até 11 caracteres (lembre que letras maiúsculas e minúsculas são diferentes).
  • Caso esqueça a senha de acesso, compareça à secretaria do curso para o registro de uma nova senha.
Inscrição em Disciplinas

Normalmente, este é o primeiro passo para o aluno poder cursar uma disciplina. O primeiro período é chamado de período de inscrição em disciplinas e ele é colocado antes do começo do período. Os alunos que se inscreverem neste período terão mais prioridade que um aluno que se inscrever no período de alteração de inscrição que é um período posterior a este.

Neste período o aluno pode se inscrever e sair de uma turma normalmente. O sistema de classificação por turmas é rodado algumas vezes neste período e portanto, os alunos inscritos em turmas podem variar tremendamente, já que podem entrar alunos com mais prioridade e alunos previamente inscritos podem ser retirados da turma.

Alunos que estão no seu período correto e estão se inscrevendo nas disciplinas do seu período têm máxima prioridade.

Portanto é importante manter-se atualizado sobre as inscrições.

Alteração de Inscrição em Disciplinas

Neste período o aluno já está cursando as disciplinas, o período já começou. A idéia é permitir ao aluno fazer uma opção com mais informações.

Importante observar, como já foi dito antes, que os alunos que se inscreverem em alguma disciplina neste período têm menos prioridade que os alunos que se inscreveram no período de inscrição em disciplinas.

Neste período o aluno pode se inscrever e sair de uma turma normalmente.

Desistência (Trancamento) de Inscrição em Disciplinas

Este é o último período e em algumas disciplinas pode ir até após a primeira prova. Neste período o aluno somente pode trancar a inscrição em uma disciplina.

Após este período somente é possível trancar se o aluno entrar com um processo formal e não há garantias de que o trancamento será aceito. Portanto, somente é possível trancar uma disciplina após este período em casos muito especiais. Este pedido é examinado pelo coordenador e deve ser referendado pela Comissão de Orientação Acadêmica do IM.
Domingo, 08 Fevereiro 2009 18:47

Onde fazer a inscrição?

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O Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) é o local onde alunos, professores e funcionários podem executar várias atividades relacionadas a vida acadêmica dentro da Universidade. Alunos podem obter históricos não oficiais, se inscrever, adicionar e trancar disciplinas, etc. Professores podem lançar notas, obter pautas de turmas, etc.

Para entrar no Siga é necessário acessar a intranet da UFRJ. Nesta página há informações sobre como é o acesso e o que fazer em caso de dificuldades.

A página fica em Intranet.

Primeiro iremos listar os critérios e depois faremos alguns comentários sobre o funcionamento na prática destes critérios.

 

Existem critérios fixados pela Universidade e os variáveis que são aqueles que são passíveis de serem alterados pelo Curso de acordo com os seus objetivos.

 

A ordem indicada abaixo é a ordem de prioridades. Portanto, números menores indicam os primeiros critérios a serem aplicados.

 

Os critérios são aplicados na seguinte ordem:

  1. Critérios fixos (pré)
  2. Critérios variáveis
  3. Critérios fixos (pós)

Os primeiros critérios a serem aplicados, chamados de pré-fixos, são os seguintes:

  1. Etapa em que o aluno fez a inscrição
    1. Período de Inscrição em Disciplinas
    2. Período de Alteração de Inscrição em Disciplinas
  2. Curso do aluno (alunos do curso tem mais prioridade).
  3. Período do aluno (apenas para disciplinas obrigatórias)
    1. Aluno do período
    2. Aluno de maior período
A seguir são aplicados os critérios variáveis (determinados por cada curso) que são os seguintes:
  1. CRA (Coeficiente de rendimento acumulado)
  2. CRO (Créditos Obtidos)
Por último são aplicados os critérios fixos chamados de pós-fixos, que são os seguintes:
  1. Data de inclusão (data do pedido)

Observações:

  • Os alunos que estão no período correto, sem reprovações e que fizerem a inscrição nas disciplinas no período de inscrição em disciplinas têm a máxima prioridade.
  • Alunos do curso têm mais prioridade para se inscrever nas disciplinas do curso.
  • A data do pedido é o último critério de ordenação.
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